Saudações futebolisticas!
Este blog nasce com o intuito, cada vez mais popular entre blogueiros devo dizer, de valorizar e retratar o futebol independente. Escolhi chamar o futebol feito fora dos grandes estádios, longe da grande midia e que não é narrado pelo Galvão Bueno de independente por identificar nas equipes e pessoas que fazem com que ele exista um sentimento de orgulho e paixão por aquilo que fazem, independentemente do dinheiro ou do jogo de poder envolvido.
Independente porque estão preocupados com o que realmente importa: o futebol.
Aqui neste espaço, com a colaboração de outros blogueiros, vou tentar trazer um pouco as novidades, historias (sejam elas trágicas ou engraçadas) das equipes que se esforçam pelo Brasil em busca de um lugar ao sol. Como tenho entendido cada vez mais, este pais é imenso e se torna uma missão impossível se manter informado sobre todos os campeonatos que se desenrolam neste momento logo, por motivos metodológicos, cortes serão feitos. Trarei, com o maior prazer, novidades sobre o futebol do sul pais, através das atuações do meu querido Guarany de Bage, clube centenário que retornou a elite do campeonato gaúcho apos ser campeão da segunda divisão de 2006. Sobre o Guarany dedicarei um post mais tarde. Alem do Gauchão, o campeonato carioca também terá seu espaço, principalmente porque neste ano conta com mais equipes do interior que chegam querendo mostrar serviço. La pelas bandas cariocas buscarei informa-los ou diverti-los com as estorias do Macae Esporte, time da cidade em que cresci e que estréia na primeira divisão carioca.
Tenho certeza que já perceberam que aqui nada vai ter de neutralidade jornalística ou mesmo axiológica, este espaço se trata simplesmente de um pouco da minha vida que se mistura com a vida destes profissionais do futebol sem refletores.
E 2008 começou. Com ele começam também os estaduais.é sabido que o calendário brasileiro de futebol possui falhas enormes, principalmente pela quantidade de jogos por ano. Alem dos campeonatos estaduais, temos o brasileiro, copa do Brasil, libertadores da América, copa sul americana entre outros de menor expressão. E óbvio que dentre os citados os campeonatos estaduais possuem menos poder junto a federação nacional e muitas vezes são tidos como o grande vilão e culpado pelo cansaço e rendimento abaixo do esperado dos jogadores durante o resto do ano. Seguindo a máxima de que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e compreensível que os estaduais sejam um dia eliminados do calendário de futebol das grandes equipes, visando outras competições.
Se um dia este acontecimento tomar lugar perderemos muito. O futebol brasileiro virara as costas de vez para o interior que é cada vez mais esquecido e se concentrara nas grandes cidades. Problemas desta mudança geopolítica? Inúmeros. Ao destruir as bases periféricas, os jogadores aspirantes vão ter somente nas grandes equipes uma chance de mostrar o seu futebol, o que geraria um superlotamento nas equipes de base das grandes equipes brasileiras, que ja vivem sua crise particular quanto ao aproveitamento de jovens talentos ( vide casos de espionagem e aliciamento entre Botafogo e Internacional). De certa forma os times independentes agem como uma peneira para o futebol principal do Brasil e os estaduais são, sem duvida, uma vitrine para esta peneira de novas promessas ou até mesmo resgate de antigos idolos.
Deixando toda essa ladainha de lado, os estaduais são, no fundo, uma maneira dos torcedores que vivem em cidades pequenas expressarem seu amor pelo futebol, podendo acompanhar as ousadias de davis contra golias, de esforço e competência contra dinheiro e brilho. Afinal quem não gosta de ver seus proximos atuando como grandes, frente aos que costumamos chamar de grandes?
Fico por aqui e até a proxima rodada.
Makaeh
(Fica aqui tambem minhas desculpas pela falta de acentos, a França é muito bonita mas o teclado deles é uma desgraça.)
sábado, 12 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
GRANDE MACAÈ! belo trabalho! vc está se saindo quase melhor que entre as quatro linhas hein... ? quando marcaremos aqulea pelada sadia no CO? hehehe abraços!!1
Postar um comentário